Exames médicos que todo homem deve fazer

porexame

Exames médicos que todo homem deve fazer

Exames médicos que todo homem deve fazer
Gostou ?

Todo mundo conhece um cara que trata do carro com mais carinho do que com a própria mulher. Lava todo final de semana, leva na revisão todo ano, troca óleo com frequência… Não só com carros, muitos caras possuem esse mesmo tipo de cuidado e atenção com diversas outras coisas: futebol, cerveja, reformar a casa… Mas quando o assunto é cuidar de saúde, o sexo masculino é o mais desleixado possível Segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia, 50% dos homens que procuram urologistas, fizeram isso apenas porque as namoradas ou esposas fizeram pressão.  Boa parte do problema é uma questão de cultura. São poucos os pais que ensinam os filhos quais cuidados e exames eles devem ter. Diferente das mulheres, que desde a primeira menstruação, frequentam ginecologistas e estão mais ligadas a questões de saúdes. Fazer no mínimo um check-up anual é uma das melhores formas que você pode prevenir uma doenças como diabetes, câncer de próstata e até mesmo DSTs. Muitas doenças, só tem sinais perceptíveis com ajuda de procedimentos médicos específicos. Para te ajudar a manter a saúde em dia, preparamos uma lista com os exames médicos que voce deve fazer todo ano. Se liga:

HEMOGRAMA COMPLETO É o exame de sangue tradicional e costuma sempre ser pedido por médicos. Ele mostra se o paciente tem anemia, como andam os globulos brancos e plaquetas

DIABETES Metade das pessoas não sabem que tem diabetes porque os sintomas da doença são muito lentos. Por isso ela é chamada de silenciosa. Se você não tem nenhum caso na sua família e se mantem num peso saudável com um colesterol saudável, nunca precisará se preocupar. Agora, homens que não mantém uma atividade física regular ou estão acima do peso, devem fazer o exame com regularidade a partir dos 45 anos. Existem dois tipos de exames para serem feitos. Um simples, que requer apenas uma gota de sangue e o teste de glicemia, que vai precisar ser feito em um laboratório médico

OLONOSCOPIA  O exame é feito para detectar sintomas do câncer do intestino. A maioria dos caras deve fazer o exame a partir dos 50 anos, mas se você tiver algum histórico na família deve fazer antes. Apesar de muitos caras temerem o exame, ele não é desconfortável já que o paciente fica totalmente sedado durante o procedimento. Existe uma alternativa que é fazer o exame de sangue oculto nas fezes, porém o exame é pouco sensível. Pode ser rastreado, também, por exames mais caros e específicos, que procuram qualquer sinal de hemoglobina nas fezes.

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL O IMC (índice de massa corpórea) relaciona sua altura e peso e  é utilizado para determinar se você está com o peso ideal ou não. O cálculo é um bom indicativo se você deve começar a se preocupar em começar uma dieta saudável e praticar uma atividade física. Normalmente, pacientes com IMC muito alto estão sujeitos a diabetes, problemas cardíacos e outras complicações.

COLESTEROL A Associação do Coração recomenda que todos homens avaliem seu nível de colesterol a cada quatro a seis anos, depois de completarem 20 anos de idade. Homens mais chances de possuírem uma doença cardiovascular do que uma mulher e o colesterol é um grande fator nessa equação. Você deve se preocupar mais ainda com seu colesterol caso tenha casos de doenças no coração, pressão alta ou diabetes na família. Você pode saber como estão seus níveis de colesterol através de um exame rápido de sangue.

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Não importa se você transou faz uma semana ou há um ano. Nunca é uma má ideia fazer uma bateria de exames de sangue para detectar uma possível DST. Muitas infecções sexualmente transmissíveis permanecem desapercebidas por anos. É normal pessoas viveram com HIV por até 10 anos sem demonstrar nenhum sintoma do mal.

EXAME DA PRÓSTATA Comecemos pelo mais polêmico. Muitos caras deixam de fazer exame de próstata por puro preconceito, achando que vão se tornar menos homens após o exame de toque. Mas não se engane: exames de câncer de próstata podem salvar vidas. O exame é recomendado para homens a partir do 50 anos e deve ser feito anualmente. O diagnóstico é feito por um exame retal digital, onde o médico insere um dedo de luva no reto para sentir caroços e anormalidades; e um teste de PSA, que mede uma proteína chamada antigênio específico da próstata no sangue. Se o paciente já teve casos de câncer de próstata na família, deve começar a realizar o exame antes, aos 45;

 

Sobre o Autor

exame administrator

Deixe uma resposta