As vacinas necessárias na gravidez e no pós-parto

porexame

As vacinas necessárias na gravidez e no pós-parto

As vacinas necessárias na gravidez e no pós-parto
Gostou ?

É fundamental que a mulher esteja imunizada na gravidez e no pós-parto e isso é bom tanto para sua saúde quanto para a do bebê que está a caminho.

Os anticorpos, células de defesa da mãe, são transferidos para o bebê durante o período gestacional e após o nascimento da criança, isso acontece através da amamentação. Com isso, mesmo sem tomar alguma vacina o recém-nascido está protegido contra algumas doenças nos primeiros meses de vida. Entretanto é recomendável que se toma as vacinas antes de engravidar, mas a imunização pode acontecer durante a gravidez e no período após o parto.

Vacinas recomendadas no período de gestação:

  • Influenza – Essa vacina é importante, pois tanto como a gripe normal quanto a gripe A são as mais graves durante o período gestacional. A influenza pode ser tomada em qualquer período da gestação e está disponível de graça nos postos públicos de vacinação.
  • Hepatite B – A hepatite b não costuma apresentar sintomas, porém as manifestações mais comuns são: vômitos, dores musculares, náuseas e mal-estar. Essa doença gera uma inflamação no fígado podendo ser curada em até duas semanas. Mas, ela se transformar em hepatite crônica e pode evoluir para uma cirrose ou câncer. De acordo com o Ministério da Saúde um recém-nascido tem 90% de chance da hepatite b se transformar em uma hepatite crônica. Por conta disso, ao nascerem já tomam a primeira dose da vacina que previne a hepatite. A gestante pode receber a vacina a partir do segundo trimestre de gravidez.
  • Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (DTPA) ou dupla do tipo adulto (DT) – A vacina DTPA vai prevenir a gestante de difteria, tétano e coqueluche, já a DT protege a grávida apenas de difteria e tétano. Caso a mulher nunca tenha tomada essa vacina ela vai precisar tomar duas DT com intervalo de 30 dias e acrescentar com DTPA.  Para as que tomaram uma dose de DT antes de engravidarem, vão precisar apenas reforçar com mais uma DT e depois tomar a DTPA. Já as mulheres que preveniram bem antes da gravidez apenas uma dose de DPTA pode ser tomada. Essa vacina pode ser aplicada entre a 27º e a 36º semana de gestação.

Vacinas recomendadas para o pós-parto:

  • Hepatite B – O recém-nascido será imunizado da hepatite b assim que nascer, porém se ainda não tomou é necessário que tome para sua saúde e do bebê.
  • Tríplice Viral – Caso não tenha se prevenido com essa vacina antes da gestação é recomendado que tome após o nascimento do bebê. A tríplice viral irá proteger contra sarampo, rubéola e caxumba.
  • Varicela (catapora) – Está vacina é para as mamães que nunca tivera varicela, conhecida popularmente como catapora. Essa vacina pode ser aplicada depois que a mulher der a luz.
  • Influenza – É necessário que a mãe tenha tomado essa vacina, isso porque o bebê só poderá ser vacinado contra a influenza a partir dos seis meses e a mãe passa anticorpos a criança através da amamentação.
  • DTPA ou DT – Essa vacina irá proteger de tétano, difteria e coqueluche como já foi mencionado.
  • Hepatite A – a Hepatite A assim como a B em adultos causa uma inflamação no fígado e em alguns caso ela pode se agravar.  Para a imunização é necessária duas doses da vacina.
  • HPV – Essa vacina é recomendada para as mulheres até 26 anos. Existem dois tipos da vacina a bivalente e a quadrivalente. A quadrivalente é a mais recomendada, pois protege contra os tipos de HIVA 6,11, 16 e 18 enquanto a bivalente protege apenas das 16 e 18. É recomendado que a mulher tome após dar a luz.
  • Meningocócica Conjugada – A meningite pode ser causada por um vírus ou uma bactéria.  A causada por bactéria é uma das mais graves e ela se divide em pneumocócica e meningocócica. As vacinas contra a meningocócica são indicadas para adultos saudáveis.

Vacinas não indicada para as gestantes:

Essas vacinas são proibidas para a mulher tomar em seu período gestacional. Podem ser aplicadas antes ou depois da gestação.

  • Tríplice Viral
  • Varicela
  • Febre Amarela
  • HPV
Veja:

Sobre o Autor

exame administrator

Deixe uma resposta