TRIGLICERÍDEOS

porexame

TRIGLICERÍDEOS

TRIGLICERÍDEOS
Gostou ?
  1. O que é?

É um tipo de gordura, de dislipidemia que está ligada a duas partículas no sangue: VLDL e QUILOMICRONS. O VLDL já foi apresentado no início e o Quilomicron é uma grande partícula que se encontra na corrente sangüínea logo após a ingestão de alimentos. Os triglicerídeos encontram-se dentro desta grande partícula. Há dois tipos de aumento dos triglicerídeos : Endógeno que estaria ligado a defeitos do próprio organismo e Exógeno que está ligado ao aumento da ingesta de alimentos.
O valor normal para o triglicérideo varia um pouco nos Estados Unidos e Europa. O Consenso Brasileiro admiti-se como limite normal a valor de 200 mg/dl, ou seja acima desse valor estaria elevado.

 

  1. Hipertrigliceridemias primárias

Aumento do VLDL (triglicerídeos endógenos)

Está indicada a redução da ingestão de carboidratos simples (açucar, mel, rapadura, bolos, pudins, balas, geléias, goiabada, sorvetes, etc.) e de bebidas alcoólicas, e, se necessário, a diminuição do peso corporal, pela restrição calórica por meio das reduções já mencionadas e também pela diminuição da ingestão de carboidratos complexos (arroz, macarrão, pão, farinhas, trigo, milho, mandioca, semolina, batata, fubá, aveia, tapioca, biscoitos, etc.)

Aumento dos Quilomicrons

Recomenda-se reduzir a ingestão de gorduras saturadas e insaturadas: carnes gordas, leite e seu derivados, óleos de modo geral.

Aumento do Colesterol e Triglícerídeo – forma mista – (endógenos)

Para a correção dessa dislipidemia, busca o efeito combinado de uma dieta rica em frutas, vegetais, carboidratos complexos (arroz – macarrão, pão, farinhas, trigo, etc.) e pobre e gordura animal.

 

  1. Como Controlar?

 

Os triglicérides são moléculas de gordura, que têm como principal funão a produção de energia para o funcionamento do organismo. Entretanto, um nível elevado de triglicérides deve ser controlado, pois é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
Nessa situação não basta controlar a gordura da dieta.É preciso modificar a quantidade e a qualidade dos carboidratos ingeridos. Esses nutrientes são as principais fontes de energia da alimentação e são encontrados em massas, pães, açúcares, mel, frutas, cereais, batata e mandioca. O excesso de carboidratos transforma-se em triglicérides dentro do organismo.
Se o nível de seu triglicérides estiver acima do limite normal, você deverá procurar orientação médica e modificar sua dieta.

 

 

Guia Alimentar Para Controlar os Triglicérides 
  PREFIRA MODERE EVITE
Sobremesas e Açúcar Gelatina e sorvetes diets, adoçantes artificiais Doces e geléias diets Doces preparados com açúcar comum, frutose e mel
Pães, Cereais e Massas Pão integral, arroz integral, trigo em grão, aveia em flocos, farelos, milho, centeio, cevada Pão francês, pão de leite, bisnagas, folhados, arroz polido, fubá, massas Pães doces ou recheados, maisena, farinhas refinadas, biscoitos
Matinais Cereais integrais ou ricos em fibras e sem açúcar ou mel Farinhas para mingau e cereais com açúcar ou mel
Leguminosas Feijão, grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha
Frutas Laranja e tangerina com bagaço, melancia, melão, carambola, abacaxi Uva, tamarindo
Vejetais Folhosos Todos, sem limite na quantidade
Legumes Vagem, chuchu, brócolis, couve-flor, pimentão, tomate Batata, mandioca, cará, inhame, beterraba
Carne Aves sem pele, peixes de escamas. Carnes vermelhas Carnes com gordura aparente
Leite Leite e iogurte desnatados Leite e iogurte integrais
Queijo Cottage Ricota e queijos brancos Queijos amarelos
Gorduras Óleos vegetais, halvarina ou creme vegetal diet Manteiga, margarina e molhos cremosos Maionese, creme de leite e gorduras animais
Ovos Clara 2 gemas por semana
Sucos e Bebidas Limão, abacaxi, caju, maracujá, sucos e chás sem açúcar Laranja e refrigerantes diets Sucos prontos para beber
Veja:

Sobre o Autor

exame administrator

Deixe uma resposta